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domingo, 6 de novembro de 2011

Ir para a escola e não estudar?!

Nos últimos dias, um dos principais assuntos dentro das escolas é a chegada das férias. Tanto professores, como alunos já fazem planos, e comemoram os praticamente dois meses de recesso.


Esta contagem regressiva serve para realizar uma reflexão sobre como escola é um ambiente paradoxal, pois os alunos, em sua maioria, gostam de ir, mas não gostam de estudar. Este fato pode ser constatado com a chegada das férias escolares do fim de ano.


A sala de aula ao invés de ser um ambiente deleitoso, parece muito mais uma jaula de aula, em que dois prisioneiros são obrigados a conviverem durante 10 meses por ano: professores e alunos.

É muito comum, ouvir os alunos falando que as aulas são chatas, desinteressantes; assim como, os professores falam que as turmas não querem nada, ninguém se esforça para estudar, poucos aprendem. Resultado: Bagunça e desinteresse do estudante nas aulas, e desinteresse e desestímulo pelo trabalho por parte do professor.



Na escola é normal, alunos combinarem faltas, de fugirem das aulas. E os professores comemorarem pelos alunos terem feito isso.

Qual a consequência disso?
Os professores não conseguem ensinar, e os estudantes não conseguem aprender. De fato, isto não é um regra universal, mas certamente se enquadra em muitos ambientes escolares. A convivência dentro da maioria das escolas a cada dia que passa muita das vezes é insuportável. Os recessos, os feriados prolongados, as fugas das turmas, dos professores funcionam como um anestésico temporário para conter o sofrimento de ambas as partes.

Ir para a escola e não estudar parece peça de teatro cômico, mas tem sido a solução de um problema que tem sido ignorado por todos os atores que convivem dentro do grande teatro que escola se tornou.
E a contagem regressiva continua...



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Um comentário:

  1. Muito bom Professor. Apenas fica uma pergunta no ar: Temos perspectivas de melhoras?

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