Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

A Revolta dos Bombeiros



A Revolta dos Bombeiros que ocorreu na última sexta-feira, 04 de junho, no Centro do Rio de Janeiro é digna de ser exemplo para qualquer categoria funcional, pois foi um movimento como há muito tempo não se tem notícias aqui nas terras tupiniquins.

Professores, bancários, metalúrgicos, caminhoneiros, motoristas e uma série de outras categorias certamente estão admirando a coragem dos Bombeiros, que relembra um tempo em que as grandes manifestações grevistas ocorriam enfrentando a polícia e o Estado. E, também recorda revoltas que ocupam atualmente somente espaços nos livros de história, como as Revoltas Tenentistas, Revolta da Chibata, Revolta da Marinha.



Será que no futuro, este movimento de greve por melhores condições salariais e de vida para os bombeiros se tornará um marco simbólico para os próprios bombeiros e para outras categorias profissionais?


Ou será que este movimento irá cair no esquecimentos, como inúmeras outras tentativas da classe trabalhadores de lutar pelos seus direitos sociais e econômicos?



Torço que esta revolta seja um movimento simbólico para re-construir a consciência profissional, e as bases das identidades laborais na luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida.



Um comentário:

  1. Fico contente em encontra-lo por aqui! Esse canalha merece a forca!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir