Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Terra do Nunca, A Terra do Nada e a Alienação Educacional




Na minha adolescência, um dos desenhos animados que mais gostava era o Peter Pan. Ele representava o sonho de toda a criança, não crescer, e viver num mundo com o compromisso de se divertir sempre.


As únicas preocupação do Peter Pan eram fugir do Capitão Gancho, e do Crocodilo Tic Tac. Depois, de algum tempo percebi que o principal inimigo do Peter Pan, não era o Capitão Gancho (nunca entendi o que ele realmente queria), mas sim o Crocodilo, pois ele vinha para comer o tempo, demonstrar  que o tempo era voraz. A principal luta do Peter Pan era se manter jovem para sempre.


O crocodilo Tic Tac é real, e ele devora de forma muito devagar a nossa infância e a adolescência...

Como nunca encontrei o caminho da Terra do Nunca, em algum momento da minha vida tive que começar a trabalhar. Meu primeiro emprego como adulto, foi ser professor da rede particular de ensino aos 23 anos. Trabalhei durante três anos. Em 2005, me tornei professor da rede pública.


A experiência anterior como professor da rede particular de ensino, e minha própria trajetória como estudante, acabaram por me causar um grande choque, quando tive os primeiros contatos com os estudantes da rede pública.


Os estudantes das escolas públicas possuíam graves deficiências de expressão e compreensão oral e escrita em todas as áreas de conhecimento. A primeira sensação que tive era que os personagens da Escolinha do Professor Raimundo eram reais.


Ao longo dos anos, eu aprendi a ser professor navegando entre os vários níveis de ensino. 


Eu confesso que no início do trabalho da rede pública de ensino, trabalhava olhando de uma forma até preconceituosa com os estudantes. Não tenho como negar que aqueles adjetivos horríveis como burros, ignorantes, imbecis, idiotas já passaram pela minha mente.


Como sempre busquei e busco ter uma conduta ética, eu nunca os pronunciei este tipo de coisa em sala de aula.




O amadurecimento profissional, me fez perceber que na maioria das vezes, professor e estudantes estão alienados educacionalmente de ensino público de qualidade.


Muitos professores devido a uma cultura educacional que trata o professor como nobre e não um profissional, que vive de sua remuneração, se acostumaram a receberem baixo salário, e, principalmente se acomodarem perante os problemas da profissão.


Os estudantes foram acostumados a buscarem notas e aprovação. A aprendizagem das disciplinas curriculares se tornou algo secundário, por vezes desnecessário. 


Como resultado, temos professores e estudantes fingindo que cumpriram sua missão, os primeiros fingindo que estão ensinando, e muitos alunos fingindo que estão aprendendo.


De fato, os professores e alunos estão alienados educacionalmente de um ensino de qualidade, e este cruel processo faz com que ambos naturalizem a vida dentro da terra do nada.


A terra nada é terra do esquecimento e da exclusão social. Na terra do nada, não existe e, não pode existir um Crocodilo Tic Tac para despertar as pessoas em relação ao processo de alienação educacional no qual estão presentes. 


É preciso despertar a sociedade perante os problemas sociais, e os problemas educacionais para conseguirmos sair da terra do nada. Onde estão os Crocodilos Tic Tacs para solta-los na terra do nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário