Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

A Páscoa, o feriado e o chocolate


Fim de feriado, alguém lembra de que este é um feriado religioso? Há alguns anos, talvez uma década, me lembro que havia uma grande comoção familiar, popular e midiática em torno da Páscoa.

Na minha família, por exemplo, as pessoas se reunião no feriado na casa de meu avô e da minha avó, que já faleceram, no município de Silva Jardim para celebrar não somente a Páscoa, mas também a união da familia. Nossa família comia peixe, canjica, encontrávamos uma infinidade primos e parentes, por incrível que pareça, não tenho grandes lembranças infantis desta comoção em torno do chocolate. Atualmente, não tem tenho mais nem avôs materno e nem avós paternos. Quase não há mais reuniões familiares, e as poucas que ocorrem não conseguem juntar nem metade da família.

A comoção popular ocorria, sobretudo devido às força das igrejas, que faziam grandes celebrações religiosas e, que reuniam muitos fiéis e devotos para relembrarem a Crucificação e Ressurreição de Cristo. Atualmente, multiplicaram o número de igrejas de várias denominações, mas a sensação que tenho, é que as pessoas estão mais descrentes, procuraram igreja para realizarem milagres individuais, muitos ligados ao seu sucesso financeiro. As grandes celebrações religiosas não são tão vistas.

No campo da mídia, eu fiquei em casa praticamente todo o feriado, dividi meu tempo entres conversas com os amigos, bares, computador, internet, livros, e houve momento de televisão. Eu não me lembro de ter se quer sido anunciado filmes, ou programas sobre o tema Páscoa. Nos sites, a Páscoa era lembrada como uma grande feriadão, e logo eram apresentadas estatísticas de engarrafamento e de acidente de trânsito. Até o feriado estadual de São Jorge foi mais lembrado do que celebração religiosa da Páscoa.

Eu não tenho a pretensão de fazer juízo de valor sobre o fato, mas apenas constatar esta mudança social no comportamento. A Páscoa se tornou cada vez mais é o feriado do chocolate.

Feliz Páscoa a todos!

2 comentários:

  1. Viva a Páscoa e todos os feriados que existirem!

    ResponderExcluir
  2. Esse comentario foi sóbrio mesmo? o.0

    Ótima indagação, Sebastian.

    ResponderExcluir